08 agosto 2006

Nova Roda dos Alimentos...

Já tinha decidido que o meu cantinho começaria a ser mais trabalhado, e além das alterações que pretendo ainda fazer (lentamente...pk tempo é coisa que só se tem de vez em quando), decidi também usá-lo para aprofundar os meus conhecimentos no que diz respeito a estas questões da alimentação saudável/re-educação alimentar. É que cada vez mais receio cometer alguns erros de base...vocês percebem o que quero dizer...

E foi nestas andanças que decidi então ler acerca da Nova Roda dos Alimentos...já me tinham falado "dela" ainda não tinha tido opurtunidade (leia-se vontade) de ler acerca disso, mas desde que comecei a re-educação que me interesso mais por estes assuntos. Decidi colocar aqui e partilhar com vocês:
Formada então por 7 grupos:
Cereais e derivados, tubérculos: 4-11 porções
Hortícolas: 3-5 porções
Fruta: 3-5 porções
Lacticínios: 2-3 porções
Carne, Pescado e Ovos: 1,5 a 4,5 porções
Leguminosas: 1 a 2 porções
Gordura e óleos: 1 a 3 porções
A posição central da água, presente em todos os alimentos, demonstra bem a importância deste elemento na alimentação, mas esse é um dado adquirido.
As diferenças, a nova roda dos alimentos é constituída por 7 grupos de alimentos (e não 5), e aponta para as porções aconselhadas de cada um dos tipos de alimentos...
.
Uma coisa estranha que me tem acontecido é aquela sensação de estar tudo na mesma...como sea minha imagem de mim mesma não se tivesse alterado...ou seja, "ainda não desci dos 70'ss; ainda não visto aquelas calças(...)", penso que me entendem...mas isso por vezes angustia-me...enfim pode também ser efeito do TPM:S
Espero que usufruam da informação....beijocas light..

6 comentários:

Anónimo disse...

OIiiiiiii!!
Adorei esta informação e já cpoiei para imprimir. O Saber nunca ocupou lugar, e nesta coisa da reeducação alimentr nunca é demais saber :-)

Anónimo disse...

Linda é uma excelente informação!
Qto à imagem q tens q de ti tens q ter calma, vais ver q com o tempo os resultados são mais animados... e "aquelas" calças ficarão optimas! Paciência e persistência é o q se quer :)

Beijocas

Anónimo disse...

Isto tudo da-me vontade de voltar urgentemente para a minha dietazinha!!! beijokas linda e obrigada pela visita.

Anónimo disse...

Muito boa a informação k deste... eu inda n tinha lido nada sobre a nova roda dos alimentos..

bjokas

Anónimo disse...

Fazes bem amiga, é importante sabermos estas coisas, por acaso ainda não me debrucei muito sobre este assunto da roda dos alimentos mas agora que me aguçaste o apetite vou ver se leio também qualquer coisa sobre o assunto (claro que li tudo o que escreveste) mas vou ver se descubro mais umas informaçõezitas (é pena é que depois a preguiça não me deixe seguir nada).
Beijinhos grandes (o teu blog está cada vez mais bonito).
viste que pus no meu blog um acesso para o teu cantinho?????

Anónimo disse...

Ainda me lembro de estar na peimária e me falarem sobre a roda dos alimentos, claro que nunca prestei atenção nenhuma, só há bem pouco tempo é que começei a ler mais sobre isso.
É realmente importante e tão simples de compreender.
Bjs